PERNAMBUCO 1000


CONVENÇÃO BATISTA DE PERNAMBUCO


PERNAMBUCO 1000





Neste início de setembro do ano de 2017, com muita alegria e emoção, estamos fazendo a apresentação à família Batista do Estado, da versão inicial do programa PERNAMBUCO 1000.



O programa de Evangelização, Missões e Fundamentos Doutrinários, da Convenção Batista de Pernambuco – CBPE, denominado PERNAMBUCO 1000, é certamente o resultado de resposta às orações de milhares de Batistas pernambucanos, que anseiam por uma melhoria e expansão das ações que as Igrejas, frentes Missionárias, Congregações e Pequenos Grupos, desenvolvem em Pernambuco, os quais cremos, terão repercussão em muitas vidas em Pernambuco, no Brasil e no Mundo.




Os desafios constantes de PERNAMBUCO 1000, são ações já estabelecidas no Planejamento Estratégico da Convenção Batista de Pernambuco e que agora, passada a fase de planejamento, são colocadas em prática. A elas que em parte são já experiências vitoriosas em nossas Igrejas, poderão ser acrescidas novas e desafiadoras ações bem como adequações as existentes.


PERNAMBUCO 1000 tem como fundamentação bíblica geral, a importância da unidade do povo Batista do Estado, baseada no capítulo 4 da Epístola aos Efésios, e no avançar referenciado no livro de Êxodo 14:15...Dize aos filhos de Israel que marchem...




O programa PERNAMBUCO 1000, será desenvolvido no ideal de que os desafios nele constante serão alcançados até o mês de maio de 2019.




A execução do programa PERNAMBUCO 1000 caberá a todo povo Batista de Pernambuco, Igrejas, Associações e Convenção. Em nível de Coordenação operacional participam a Secretaria Geral – Pr. Sandro Rosendo; Coordenação de Missões – Pr. Maurício Manuel e de Desenvolvimento Cristão – Profa Aparecida Diniz. A estes se une toda a base funcional da CBPE.




As ações que passam a ser efetivadas pelo povo Batista do Estado, através do programaPERNAMBUCO 1000, são representadas por uma série de Desafios, que agora são colocados diante do povo de Deus e das Igrejas Batistas filiadas à CBPE:




I – ORAÇÃO 1000


Cientes da importância da oração o Desafio I convoca as Igrejas e Frentes Batistas filiadas à Convenção Batista de Pernambuco - CBPE, para que ainda em 2017, dediquem 1000 horas de Oração em favor do Programa PERNAMBUCO 1000 e de todo o povo pernambucano.




II – COMUNHÃO 1000


O desejo de comunhão e unidade do Povo Batista de Pernambuco são evidenciados em cada encontro promovido pelo programa PERNAMBUCO 1000 nas igrejas. Todo o ensinamento do Apóstolo Paulo no capítulo 4 da epístola aos Efésios, que exorta o povo de Deus para viver em unidade, será uma das bases deste programa. O Desafio II é, portanto, é promover no seio da família Batista do Estado a Unidade. Entre outras conquistas, este Desafio nos levará a uma maior aproximação e encontros fraternos entre as Igrejas, Frentes Missionárias e Associações que promovam momentos de Lazer e Recreação.




III – MISSÕES 1000


Sendo hoje 515 Igrejas e 237 Congregações, o Desafio III é que durante o período do programa, alcancemos o número de 1000 Igrejas filiadas à Convenção Batista do Estado. É o desafio do avançar que Deus espera do seu povo, conforme preceitua em sua Palavra em Êxodo 15:15. É tempo de avançar na evangelização e Missões em nosso Estado.




IV – ADOÇÃO MISSIONÁRIA 1000


Os desafios missionários são enormes. Há hoje cerca de 200 campos missionários novos a serem implantados de imediato no Estado. O Desafio IV convoca os Batistas Pernambucanos a participarem do PAME – Programa de Adoção Missionária Estadual 1000. Precisamos, de início, levantar 1000 PAMEs nas Igrejas para começo desta jornada de implantação de Frentes Missionárias e Congregações no Estado.


 


V – BÍBLIAS 1000


No ideal de colocar na mão e no coração do povo Pernambuco as Escrituras Sagradas, o Desafio Vconclama as Igrejas e Associações Regionais a distribuírem 100 mil bíblias em Pernambuco. Este intento será alcançado com a participação de todas as Igrejas adquirindo Bíblias. O alvo proposto por Igreja são 400 Bíblias distribuídas no período. A Convenção, através de contrato com a Sociedade Bíblica do Brasil – SBB, coordenará a aquisição e distribuição junto às igrejas das bíblias a serem adquiridas.




VI - EBF 1000


Visando atender a grande demanda de evangelização de crianças no Estado, o Desafio VI, tem como alvo a realização de 1000 EBFs – Escolas Bíblicas de Férias, no período do programaPERNAMBUCO 1000. Os meses sugeridos para a realização das EBFs são Janeiro e Julho, que coincidem com as férias escolares. Alcançado o alvo, cerca de 100 mil crianças serão evangelizadas. A Convenção estará disponibilizando o material das EBFs em valor bem ao alcance das Igrejas.




VII – CONVERSÃO 1000


Utilizando os mais diversos métodos hoje disponíveis, as igrejas estão sendo convocadas para intensificarem a pregação da palavra de Deus no Estado. O Desafio VII é que pregada a palavra e mediante plena atuação do Santo Espírito de Deus, cada Associação, em conjunto com as Igrejas, conseguir 1000 conversões.  




VIII – BATISMO 1000


A maravilhosa ação de pregar a palavra, nos assegura a bíblia, dará resultados. Estes resultados, vidas ganhas para Jesus, deverão ser doutrinados e uma das primeiras ordenanças a ser observada é o Batismo. Esta ordenança torna pública a decisão de uma nova vida em Jesus. O Desafio VIII, aponta às Associações e Igrejas a importância do Batismo, esperando que cada uma possabatizar 1000 pessoas em sua área de atuação.




IX – RECONCILIAÇÃO 1000


A parábola da centésima ovelha nos mostra o cuidado e prioridade de Jesus por aqueles que por uma série de fatores já compuseram seu rebanho e estiveram em nossas igrejas e frentes missionárias, cultuando o nosso Deus e hoje estão afastados. O Desafio IX é o incentivo para que todo o povo de Deus lance um olhar de amor e compaixão por aqueles que estão afastados do rebanho do Bom Pastor. A meta desta ação é que 1000 pessoas nesta situação sejam, através de ações da Associação e Igrejas alcançadas e retornem à Igreja – Aprisco do Senhor.


 


X – ESTUDO DA PALAVRA 1000


Neste Desafio X, a Convenção, Igrejas, Frentes Missionárias e Pequenos Grupos, estarão trabalhando a aproximação doutrinária e alinhamento de ações, a serem utilizadas como ferramentas de ministério Cristão. Além da Bíblia Sagrada, serão utilizadas publicações como Pacto & Comunhão - Convenção Batista Brasileira e Igreja Multiplicadora – Junta de Missões Nacionais. Outras fontes de literatura ao longo da execução do programa PERNAMBUCO 1000, poderão ser utilizadas. Este desafio busca manter presentes no seio do povo Batistas do Estado, a unidade bíblica e doutrinária. 




XI – FAMÍLIA 1000


Uma das instituições que mais estão visíveis às digitais de Deus é a Família. Ela é plano eterno do Senhor. Família formada de homem e mulher se dando em casamento. Isto faz dela boa e santa. Uma das formas abençoadora de consolidar a família e através do casamento. O Desafio X, convoca às Associações e Igrejas a realizarem 1000 casamentos nas igrejas e frentes missionárias. Esta bênção será estendida às comunidades, através de Casamentos Comunitários.




XII – JUVENTUDE 1000


Este Desafio XII certamente é um dos mais importantes a ser enfrentado e vencido com ações do programa PERNAMBUCO 1000, nas Associações, Igrejas e frentes Missionárias. Capacitar nossos jovens para os enfrentamentos de uma sociedade secularizada e erotizada. Papel da JUBPE, em articulação com organizações similares nas Associações e Igrejas no Estado. Congressos, Encontros, despertamento vocacional e missionário e formação de família saudáveis, à luz da Bíblia, são desafios iniciais. Outro grupo de jovens que merece atenção especial são os Embaixadores do Rei e Mensageiras do Rei. Para estes grupos ações a partir de conhecimento bíblico e crescimento cristão. Ao SEC - Seminário de Educação Cristã e ao STBNB -Seminário Teológico do Norte do Brasil, cabem a responsabilidade de ampliar e melhora o atendimento já dado a estes grupos.  




XIII – LOUVOR 1000


O programa PERNAMBUCO 1000 na área de louvor buscará uma melhoria do louvor em nossas igrejas e frentes missionárias. Papel relevante neste mister caberá ao Curso de Música do STBNB e Associação de Músicos Batistas de Pernambuco – AMBEPE e músicos Batistas em geral. Encontros, simpósios e estudos serão realizados nesta direção. Formação de Grupos Músicas e criação de um coro de 1000 vozes de Batistas no Estado são, de igual modo, metas a serem perseguidas;




XIV - EDUCAÇÃO 1000


O Desafio é que Igrejas que ainda não têm escolas funcionando em suas dependências e as que já possuem, instalem ou ampliem, suas ações de ensino, e que o Desafio XI seja alcançado através de 1000 crianças, jovens e adultos recebam educação formal através de projetos de Escola na Associações e nas Igrejas.


Destaque especial para o alvo de 1000 estudantes, no próximo ano, matriculados no Colégio Americano Batista.


Este desafio está sendo estendido às Instituições de Ensino Religioso da Convenção Batista Brasileira e União Feminina Missionária do Brasil, para que o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil-STBNB e o Seminário de Educação Cristã- SEC também persigam o alvo de 1000 vocacionados.


 


XV – SAÚDE 1000


PERNAMBUCO 1000 neste Desafio XII, convoca às Igrejas e Frentes Missionárias a disponibilizarem suas instalações para uso de espaço de saúde e que, cedendo seu prédio, passem a participar de campanhas de saúde. Participação efetiva nas campanhas: Educativas Sanitárias, Vacinação de Crianças e Idosos, Prevenção e Combate as Drogas e Doenças da Mulher.




XVI – MISERICORDIA 1000


Desafio XIII, do programa PERNAMBUCO 1000, convoca às igrejas para, além de servirem às comunidades onde estão inseridas nas áreas de saúde e educação, possam minorar a fome física das pessoas. O ideal é que sejam promovidas nas igrejas, por Associação de Igrejas Batistas, o levantamento de alimentos não perecíveis para destruição com os necessitados. A meta e o levantamento de 100 toneladas de alimentos no período do programa.


São estes os desafios que, após inúmeros encontros nas Associações e Igrejas Batistas do Estado e Convenção, serão enfrentados e vencidos pela família Batista de Pernambuco.


Que Deus, nosso Pai, derrame sobre os Batistas Pernambucanos as mais especiais e ricas Bênçãos.




LYNCOLN ARAÚJO


Presidente da Convenção Batista de Pernambuco