A Convenção Batista de Pernambuco é uma instituição centenária por se sustentar em estruturas sólidas. São elas:
Essas estruturas não foram concebidas por um indivíduo ou uma igreja, mas é fruto de construção coletiva histórica e aprovadas em assembleias democráticas, representadas pelas igrejas filiadas. Por serem fruto de construção coletiva e democrática, estão sujeitas a revisão.
1- Estrutura Doutrinária
Composta por documentos que resumem as crenças comuns que norteiam as igrejas filiadas à convenção. São fruto de reflexões teológicas norteadas pela Bíblia, à luz da vida e ensinos de Jesus. Trata-se de agenda mínima considerada necessária à caminhada cooperativa.
2- Estrutura Organizacional
Composta por órgãos da Convenção que respondem pelo funcionamento da mesma. É retratada por um organograma que nos possibilita enxergar quais são essas organizações e como se relacionam entre si, vertical e horizontalmente, à luz das atribuições que delimitam seus poderes e operacionalidade.
3- Estrutura Administrativa
Composta de recursos de humanos, financeiros, patrimoniais e processuais que viabilizam e possibilitam a transparência ou opacidade do funcionamento de cada parte do sistema chamado Convenção Batista de Pernambuco, possibilitando melhor planejamento, execução, avaliação e controle. São eles: planejamento, planilha de pessoal com finalidade das tarefas e atribuições; balancetes contábeis, planilhas de cooperadores financeiros etc.
4- Estrutura jurídica
Composta por documentos que visam harmonizar as relações de poder dentro da instituição no desenvolvimento de sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos, táticos e operacionais. Além disso, são essenciais à sua identidade como pessoa jurídica.